ORADORES   EC&T





César Rodrigues

Consultor: Educação / Pedagogia / Talento humano.

Professor, ex-diretor pedagógico e investigador CEIS20/UC.

Diretor / Formador / Keynote Speaker em instituições empresariais, desportivas, académicas e científicas, e em municípios.

Diretor Científico de Comunicação e Educação – Associação Europeia de Saúde Educativa e Preventiva em Epigenética, Observatório de Saúde dos Povos e Dia Europeu dos Direitos do Doente.

Comissão Científica do Ciclo de Conferências: "Percurso(s) nas Ciências da Educação: Utopia; Democracia; Educação; Formação", da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/UC.

Organizador do Ciclo de Conferências: "Educação e Ciência para todos".

Cronista, autor de livros, capítulos e artigos científicos, colabora com diferentes órgãos de comunicação social, em televisão, rádio e imprensa escrita.

Projetos doutorais em Estudos Contemporâneos (UC) e História Moderna e Contemporânea (ISCTE/IUL), licenciado e mestre (UC).


VITOR DUARTE DOS SANTOS (Universidade Nova de Lisboa)

Título da comunicação:

"Inteligência Artificial: incertezas e inquietações"

Sinopse:

A comunicação aborda os novos desafios trazidos pela Inteligência Artificial no contexto social e tecnológico atual onde tem crescente protagonismo. Serão abordados, em particular os desafios associados aos sistemas de Inteligência Artificial Generativa (nomeadamente ao ChatGPT), o seu impacto na sociedade, as ameaças e problemas potenciais que acarreta, mas também a sua utilidade, corrente e futura, na sociedade, na formação e ensino.

Linha Curriculares:

Vítor Santos é Professor Auxiliar na NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa onde leciona disciplinas de "Sistemas de Informação" e "Inteligência Artificial" em vários programas de Informática e Sistemas de Informação e investigador integrado do MagIC. Anteriormente foi Professor Convidado na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) e na Universidade do Minho (UM). Integra vários comités científicos de conferências nacionais e internacionais, os conselhos editoriais de várias revistas e é autor de diversos artigos académicos (>160) . É membro sénior da Ordem dos Engenheiros onde foi vogal eleito do Colégio Nacional de Engenharia Informática durante 3 mandatos. Foi membro da Direção da APDSI. Apesar de atualmente ter como ocupação principal o ensino universitário na área da informática, tem experiência profissional na indústria de software de mais de 20 anos: designamente foi o Academic Computer Science Program Manager da Microsoft Portugal durante quase uma década, sendo responsável por desenvolver ações de ajuda à investigação, inovação e ensino nas Universidades Portuguesas e, anteriormente, ocupou vários cargos de direção e gestão em empresas do banco Santander e desenvolveu atividades de Engenharia de Software em diversos projetos (>40 projetos).

Vitor Santos é doutorado em Ciência e Sistemas de Informação e Tecnologia pela Universidade do Minho, tem um BSc em Engenharia Informática pela Cocite, um curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, um MSc em Ciência de Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, um D.E.A. pela Universidade do Minho e o título de Especialista em Informática pelos Institutos Politécnicos da Guarda, Viseu e Castelo Branco.

Está a completar um segundo doutoramento em estudos de Cultura na FLUL.

João Soares Carrola


Professor Auxiliar no Departamento de Biologia e Ambiente (DeBA) na UTAD e investigador no CITAB (Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas). É docente em várias UC incluindo a Toxicologia, Toxicologia Alimentar e regente da UCs de Ecotoxicologia e Biologia dos Cordados.

Costuma participar como formador para docentes, investigadores e alunos de doutoramento em várias áreas:

Gestão de referências bibliográficas - EndNote;

Desenho vetorial usando PowerPoint do Microsoft Office;

Resumos gráficos para investigadores  e comunicação de ciência;

Edição de imagens e Fotografia científica;

Ética na edição e manipulação de imagens para investigação.


È licenciado em Engenharia Zootécnica pela UTAD. Realizou o Estágio de Licenciatura na Universidad Pública de Navarra, em Pamplona (Espanha): Estudo de atmosferas modificadas na conservação de carne de 6 raças bovinas autóctones espanholas.

Concluiu o Mestrado em 2003, com a dissertação intitulada: Histopatologia hepática como biomarcador da poluição em sistemas aquáticos: Bacias Hidrográficas dos Rios Douro e Ave. 

Doutorado nas Ciências Ambientais pela UTAD, em 2011, com a tese intitulada: "Light Microscopic Studies of Toxicopathic Changes in Fishes from the Tinhela and Vizela Rivers, and from the Mondego, Douro and Ave Estuaries" numa colaboração com o CIIMAR.


Tem numerosos artigos científicos publicados na área Ecotoxicologia e Toxicologia Aquática, e é revisor em várias revistas científicas internacionais.

Neste momento faz investigação com peixe-zebra (Danio rerio), dáfnia (Daphnia magna) e na parte terrestre com a oligoqueta (Eisenia fetida).  Possui o Curso de Ciências em Animais de Laboratório (Categoria C, realizado em 2010 e Categoria B, CAL-AQUA realizado em 2015).

É Co-Investigador responsável  (CO-PI) do projeto ENANTIOTOX da FCT , estudando o efeito de substâncias psicoativas em diversos parâmetros de peixe-zebra, dafnias e Eisenia numa parceria com a CESPU, Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Coimbra.


É Review Editor na área da Aquatic Population Health and Diseases na revista científica Freshwater Science da editora Frontiers.

`´E vice-presidente da Sociedade Ibérica de Ictiologia (SIBIC) desde junho de 2024.

Cláudia Maria Rosa Ribeiro





Licenciada em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte (2002) e doutorada em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Abel Salazar da Universidade do Porto (2010). Professora Associada, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) onde leciona unidades curriculares relacionadas com metodologias analíticas, farmacognosia e toxicologia ambiental.

Membro integrado do UCIBIO (Unidade de Investigação em Biociências Moleculares Aplicadas) e membro da equipa coordenadora da Unidade de Investigação, TOXRUN – IUCS (Unidade de Investigação em Toxicologia).

A maior parte da área de investigação está relacionada com a toxicologia ambiental numa abordagem multidisciplinar integrando a saúde ambiental, animal e humana. A experiência está relacionada com o desenvolvimento de metodologias cromatográficas para análise qualitativa e quantitativa de diversas classes de substâncias (fármacos, drogas ilícitas, desreguladores endócrinos, pesticidas) em diferentes matrizes biológicas (plasma, urina) e ambientais; avaliação e gestão de risco ambiental e saúde humana.

Investigadora principal e membro colaborador em vários projetos de investigação financiados, sendo atualmente investigadora principal do projeto PTDC/CTA-AMB/6686/2020 financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Autora de três capítulos de livros, de várias publicações em revistas indexadas. Exerce ainda, atividade de orientação de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento.

Cristina Morais Couto





Associate Laboratory i4HB - Institute for Health and Bioeconomy, University Institute of Health Sciences - CESPU, 4585-116 Gandra, Portugal.

UCIBIO - Applied Molecular Biosciences Unit, Forensics and Biomedical Sciences Research Laboratory, University Institute of Health Sciences (1H-TOXRUN, IUCS-CESPU), 4585-116 Gandra, Portugal.

LAQV/REQUIMTE, Department of Chemical Sciences, Faculty of Pharmacy, University of Porto, Porto, Portugal.

E-mail: cristina.couto@iucs.cespu.pt

Orcid 0000-0003-2264-5603

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela FFUP (1993). Doutorada em Química Analítica pela FFUP (1999). Professora Associada do IUCS-CESPU na área da Química Analítica, Hidrologia, Métodos Instrumentais de Análise, Toxicologia Ambiental e Alimentar. Investigação na área da análise de Trace Elements em matrizes alimentares, forenses e ambientais. Experiência no desenvolvimento de sensores e biosensores. Actividades na área da sustentabilidade e membro do "Tackling P.L.A.N.E.T."


Paulo Rema


 É investigador do CIIMAR e Professor Associado com Agregação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Paulo Rema é coordenador das instalações de aquacultura e chefe da equipa de aquacultura. Além disso, é Diretor do Biotério de Organismos Aquáticos e Vice-Diretor da Unidade de Serviços Biológicos da UTAD. Ocupa o cargo Vice-Diretor do programa de Doutoramento em Ciência Animal e possui mais de 25 anos de experiência na área da aquacultura e da nutrição de peixes. Paulo Rema supervisionou mais de 80 estudantes (doutoramento, mestrado, licenciatura) e tem mais de 90 publicações em revistas internacionais e nacionais. Paulo Rema mantém uma estreita colaboração com parceiros industriais e participou de mais de 25 projetos de pesquisa nacionais e internacionais.

João Carlos Almeida Ribeiro Claro


Licenciado em química, ramo científico, pela Universidade de Coimbra. Foi diretor de produção numa empresa de fabrico de redes de nylon (poliamida 6) e administrador de outra empresa do mesmo ramo. É doutorado em química pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro onde é atualmente professor auxiliar e investigador efetivo do Centro de Química – Vila Real. Leciona nas áreas de química ambiental e química analítica, centrando a sua atividade de investigação na área da química ambiental com uma forte componente na vertente de valorização de resíduos industriais.

É inventor e co-inventor em seis patentes referentes a novas tecnologias para valorização de resíduos e subprodutos de vários sectores industriais e agroindustriais. Neste âmbito, é responsável técnico-científico por processos de transferência de tecnologia, baseados em tecnologias patenteadas.


Hugo Paredes


É Professor Catedrático no Departamento de Engenharias da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É licenciado e doutorado em Informática pela Universidade do Minho e possui o título de Agregado pela UTAD. Entre maio de 2021 e setembro de 2023 foi é Pró-Reitor para a Transição Digital e Modernização Administrativa da UTAD. Anteriormente desempenhou funções como Engenheiro de Software na SiBS e na Novabase Outsoursing, e Visiting Faculty no Human Computer Interaction Institute da Carnegie Mellon University. Foi também um dos fundadores da Robocode Generation, Lda uma empresa spin-off da UTAD. É Investigador Sénior no INESC TEC, onde foi coordenador adjunto do Centro de Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação (HumaISE). Os seus interesses de investigação são na área de Human Centered AI, aplicado aos domínios da acessibilidade, envelhecimento ativo, alterações climáticas e saúde, desporto e bem estar. É membro do conselho editorial da revista JUCS, foi editor-convidado de diversas edições especiais em revistas indexadas (JCR), e colaborou na organização de diversas conferências. É autor de mais de 150 publicações, e inventor de uma patente concedida. Liderou o projeto H2020 VR2Care, tendo participado e liderado em diversos projetos de investigação, nacionais e internacionais.





Marco Amaro Oliveira


Juntou-se ao INESC TEC (https://www.inesctec.pt) em 2000, onde é atualmente investigador sénior e lidera a área de inovação em Métodos e Ferramentas para Ciências do Oceano, Terra e Espaço no Centro de Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação (https://www.inesctec.pt/en/centres/humanise). É professor convidado na Universidade da Maia (https://www.umaia.pt) desde 2003, onde lecciona nas áreas de Engenharia de Software, Multimedia e Sistemas de Informação. Em 2015 co-fundou a MITMYNID, Lda (https://www.mitmynid.com), uma startup construída com base no conhecimento e na experiência para dinamizar os Serviços Logísticos com uma solução adaptável e complementar para serviços de transporte. Na MITMYNID foi Diretor de Inovação entre 2015 e 2022. Concluiu o Mestrado em Sistemas de Informação pela Universidade do Minho e está a realizar o doutoramento em Engenharia Informática na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

No âmbito das suas atividades tem participado em diversos projetos de I&D&I nos quais desempenhou diversas funções incluindo, entre outras, análise e especificação de software; engenharia e desenvolvimento de software; migração de dados de sistemas legados; consultoria, auditoria e gestão de projetos.




Rui M.V. Cortes



Engenheiro Florestal, Professor Catedrático (aposentado) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Membro integrado do Centro Integrado de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB). Membro do Conselho Nacional da Água.

Áreas de atividade: Ecologia de ecossistemas aquáticos. Ecologia Florestal. Monitorização ecológica da qualidade da água e funcionamento ecológico dos ecossistemas. Ordenamento de Bacias Hidrográficas. Requalificação de cursos de água (com especial incidência na utilização de Engenharia Natural para a recuperação de habitats e da faixa ripária). Avaliação de Impacte Ambiental. Recuperação pós-fogo e aplicação de medidas de base natural na proteção do solo e controle da erosão.


Prof. Dr. Artur Abreu Sá




- Professor Associado do Departamento de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

- Investigador Integrado do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra;

- Chair Holder da Cátedra UNESCO de "Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudáveis";

- Membro do Conselho Executivo da Rede Global de Geoparques (GGN);

- Membro Sénior da equipe de avaliadores dos Geoparques Mundiais da UNESCO;

- Assessor nomeado pela UNESCO para o programa "UNESCO / Global Geoparks Network Grant for Geoparks in Africa and the Arab States";

- Presidente do Comité Português para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO;

- Membro fundador e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de

- Com domínio de especialização em Paleontologia e Bioestratigrafia do Paleozoico inferior e atuais interesses de investigação fundamental em Paleontologia e Bioestratigrafia do Paleozoico inferior do Sul da Europa e do Norte de África, desenvolve também investigação ativa nas áreas dos Geoparques Mundiais da UNESCO, Património Geológico e Geoconservação, Geoturismo, Geoética, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Desenvolvimento Local.

Maria Elisa Preto Gomes



Geóloga, Professora Catedrática de Mineralogia e Petrologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), desde 2013.

Licenciada em Geologia pela U. Porto (1984), Mestre em Geoquímica pela U. Aveiro (1989). Doutorada (1996) e Agregada (2008) pela UTAD. Membro integrado do Centro de Geociências (CGeo).

Membro da Direção do Grupo de Geoquímica da Sociedade Geológica de Portugal e da Associação Portuguesa de Geólogos. Coordenadora do Museu e Laboratório de Geologia. Diretora do departamento De Geologia e do Doutoramento em Geologia.

Isilda Rodrigues 

 

Possui o título Agregada, desde 2015, em Didática das Ciências, Doutoramento em Educação, Mestrado em Educação para a Saúde e a Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia. É Professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Organizou e participou em mais de 200 eventos científicos e publicou mais de 60 artigos em revistas internacionais. Orientou inúmeros trabalhos de mestrado e doutoramento. Dedica-se, há mais de 20 anos, à Formação de Professores.Tem interesse nas áreas da História da Ciência, Didática das Ciências, Educação para a Saúde e Educação para a Sustentabilidade. Foi Vice-Presidente da Licenciatura de Educação Básica. Pertence à equipa de Avaliação das Escolas e à equipa de Avaliação e Certificação de Manuais Escolares promovidos pela Inspeção Geral de Educação.

Atualmente exerce as funções de Provedora de Estudante.


Andreia Carvalho 



Doutorada na área da Biologia e a concluir o Doutoramento em Ciências da Educação. É investigadora do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais (CITAB) e do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Tem publicações científicas na área da História da Ciência, Ensino das Ciências, Fitopatologia, Nutrição Mineral e Agronomia.

Luís Roçadas


Professor auxiliar no Departamento de Matemática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Desenvolve a sua investigação na área de Teoria de Números. É membro da direção da SPM e o seu interesse e gosto pela matemática manifesta-se, também, na participação em atividades de promoção da matemática para os mais variados públicos.

Eurica Henriques


Professora associada no Departamento de Matemática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e desenvolve a sua atividade de investigação no grupo Análise e Aplicações do CMAT - Centro de Matemática da Universidade do Minho (com polo na UTAD: CMAT-UTAD). Para além dos seus interesses de investigação e de gestão científica, participa em diversas atividades de divulgação e promoção da matemática em ambientes universitário e não universitário, como sejam Tardes de Matemática, Workshops, Euler Project e ARlab.






Maria João Picado Pires Ribeiro




Professora do Ensino Público português, concluiu a licenciatura em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em dezembro de 1982, e a profissionalização em exercício para a lecionação do grupo de Biologia e Geologia em 1986. Frequentou o Programa de doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Granada, que decorreu no ISCE em 2009. É professora formadora.

Foi membro do Conselho Pedagógico, da Assembleia de Escola, do Conselho Geral da Escola Ferreira Dias e Presidente do Conselho Geral Transitório do recém formado Agrupamento Aqua Alba, Agualva-Sintra. É atualmente Geoscience Education Field Officer (Portugal) - EGU.

Participou em diversos projetos Erasmus+, com disseminação e formação em temas como: aprendizagem não formal e informal; aprendizagem outdoor; trabalho colaborativo; pedagogia para a inclusão; promoção do desenvolvimento sustentável e mais recentemente os 4 C´s em educação.

A promoção da literacia científica na sociedade é um ponto recorrente do seu trabalho, salientando-se todas as atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto de Sismologia na Escola, em colaboração com o Instituto Dom Luiz, Universidade de Lisboa e Proteção Civil da Câmara Municipal de Sintra. No âmbito do Projeto de Sismologia integrou o grupo que representou Portugal no High School Students Summit on "World Tsunami Awareness Day" 2018 in Wakayama, Japan. Participou em projetos internacionais como "Nets-Eu.Seismo@School teacher training in Hes-so Vallais, Sion e o InSight Education" EduMed, Université Côte d'Azur, France.

É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, tendo dinamizado Ações de Curta Duração no centro de Formação Novafoco.








Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora